domingo, 11 de outubro de 2009

Irving Penn (1917-2009)


O fotógrafo norte-americano Irving Penn foi um dos principais profissionais de imagem da 'Vogue' , para a qual começou a colaborar em 1943. É da sua autoria mais de 100 capas da famosa revista de moda. Ficou conhecido por seus elegantes e minimalistas retratos.

Era um dos fotógrafos preferidos de artistas, intelectuais, modelos e artistas de cinema.

Picasso, Jean Cocteau, Truman, Capote, Miles Davis, Nicole Kidman, Kate Moss e Gisele Bündchen foram algumas das celebridades retratadas por Penn, que começou a sua carreira na década de 1940. Alguns desses retratos tornaram-se ícones dos seus personagens.

Foi ele quem tirou uma das fotografias mais icónicas já publicadas pela 'Vogue', capa da revista de 1 de Abril de 1950. O retrato da modelo norte-americana Jean Patchett projectou-a internacionalmente, transformando-a num dos principais rostos da moda e da alta-costura francesa.


"Fotografar um bolo pode ser arte", afirmou em 1953, na abertura do seu estúdio em Nova Iorque.

Irving Penn defendia que uma fotografia é uma fotografia, não tem de ter espontaneidade. Esse lema ele aplicava tanto a retratar o glamour da moda como os hippies de São Francisco ou os aborígenes da Nova Guiné. Onde quer que fosse, levava consigo um estúdio móvel.

O seu talento foi reconhecido por várias publicações e museus de todo o mundo. As suas fotografias tornaram-se objecto de desejo de coleccionadores.

O fotógrafo que preferia o estúdio aos cenários reais, trabalhou até ao fim dos seus dias.

Irving Penn morreu dia 7, na sua casa em Nova Iorque, de causa natural.



Via: Expresso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

W.O. Temporário

Para não parecer que abandonei o blog, cujo mesmo gosto muito de postar, estou escrevendo este post para dizer que vou reduzir bastante a freqüência de publicações devido a falta de tempo.

Para os que querem ver tudo que eu vejo sem meu filtro, deixo novamente o endereço do meu Delicious.com para acessos diários às novidades.

Neste link continua o que seriam as postagens via outros blogs:

http://www.google.com.br/reader/shared/nathaliamg

E meu blog parceiro: Five Fifty Five

Deixo também meu blog pessoal para quem tiver curiosidade de ver no que ando trabalhando e etc..

Quem sou eu

Minha foto
nathaliamg@gmail.com will talk to you :)

Seguidores

Arquivo do blog