O fotógrafo norte-americano Irving Penn foi um dos principais profissionais de imagem da 'Vogue' , para a qual começou a colaborar em 1943. É da sua autoria mais de 100 capas da famosa revista de moda. Ficou conhecido por seus elegantes e minimalistas retratos.
Era um dos fotógrafos preferidos de artistas, intelectuais, modelos e artistas de cinema.
Picasso, Jean Cocteau, Truman, Capote, Miles Davis, Nicole Kidman, Kate Moss e Gisele Bündchen foram algumas das celebridades retratadas por Penn, que começou a sua carreira na década de 1940. Alguns desses retratos tornaram-se ícones dos seus personagens.
Foi ele quem tirou uma das fotografias mais icónicas já publicadas pela 'Vogue', capa da revista de 1 de Abril de 1950. O retrato da modelo norte-americana Jean Patchett projectou-a internacionalmente, transformando-a num dos principais rostos da moda e da alta-costura francesa.
"Fotografar um bolo pode ser arte", afirmou em 1953, na abertura do seu estúdio em Nova Iorque.
Irving Penn defendia que uma fotografia é uma fotografia, não tem de ter espontaneidade. Esse lema ele aplicava tanto a retratar o glamour da moda como os hippies de São Francisco ou os aborígenes da Nova Guiné. Onde quer que fosse, levava consigo um estúdio móvel.
O seu talento foi reconhecido por várias publicações e museus de todo o mundo. As suas fotografias tornaram-se objecto de desejo de coleccionadores.
O fotógrafo que preferia o estúdio aos cenários reais, trabalhou até ao fim dos seus dias.
Irving Penn morreu dia 7, na sua casa em Nova Iorque, de causa natural.
Via: Expresso
Nenhum comentário:
Postar um comentário